• Prefeitura Municipal de Joinville

UNIDADE DE SAÚDE DO SERVIDOR - USS


 

A Unidade de Saúde do Servidor – USS, da Prefeitura Municipal de Joinville formula e executa diretrizes, normas e ações nas áreas de saúde e segurança do trabalho, atuando na prevenção e promoção da saúde dos servidores, contribuindo para a sua qualidade de vida e seu melhor desempenho no trabalho.


 

MEDICINA OCUPACIONAL OU MEDICINA DO TRABALHO

É uma especialidade médica que atua no ramo das relações entre a saúde dos trabalhadores e o seu meio de trabalho, onde o foco principal é a prevenção de doenças ocupacionais e de acidentes de trabalho. São realizados exames (admissionais, periódicos, mudança de função, probatório), avaliações para aumento de carga horária do professor, avaliações de atestados médicos e encaminhamentos à perícia médica e programas e serviços da Unidade. Quando necessário, também são realizadas visitas aos locais de trabalho em conjunto com equipe interdisciplinar.


 

CLÍNICA MÉDICA

O médico clínico assistente da USS oferece suporte à equipe interdisciplinar, assumindo um papel importante no tratamento de doenças direta ou indiretamente relacionadas ao trabalho.


 

PERÍCIA MÉDICA

O médico perito tem a função de emitir pareceres relacionados à doença e a capacidade laboral dos servidores, definindo sobre afastamentos do trabalho, restrições laborais, remanejamentos, retornos ao trabalho e/ou aposentadorias. Podem ser solicitadas, quando necessário, visitas domiciliares e hospitalares, estas, realizadas pela equipe técnica da USS.

A conclusão do exame médico pericial será comunicada por meio de documento oficial de perícia elaborado pelo médico perito e entregue ao servidor, que deverá encaminhá-lo diretamente à sua chefia imediata, sendo que uma via ficará disponível no prontuário do servidor na área da perícia médica.


 

PROGRAMAS E SERVIÇOS DESENVOLVIDOS PELA USS

 

1. Nutrição

Assistência nutricional individual e coletiva ao servidor, atuando no controle de programas de educação nutricional, orientações e/ou encaminhamentos conforme a necessidade.

 

2. Odontologia

Realiza atendimento odontológico individual, fomentando prevenção e educação em saúde bucal, diagnóstico e tratamentos, nas áreas de dentística restauradora (restauração), exodontia (extração) e profilaxias (limpeza dos dentes).

 

3. Psicologia

Realiza um trabalho com enfoque preventivo, possibilitando o desenvolvimento de potencialidades individuais e grupais visando à saúde mental e bem estar do servidor, gerando maior satisfação no desempenho da função.

 

4. Programa de Saúde Vocal – PSV

Baseando-se na Lei Municipal 4688/2002, este Programa se destina, especificamente, ao servidor da Educação da Rede Municipal de Ensino, orientando os sobre os aspectos de saúde vocal e sobre a importância da voz como instrumento de trabalho, bem como auxiliar na prevenção de possíveis alterações vocais decorrentes do uso inadequado da voz.

 

5. Programa de Prevenção de Perdas Auditivas – PPPA

Este Programa, em conformidade com a legislação federal, mantém controle da audição dos servidores expostos a ruídos contínuos e faz parte do Controle Médico e de Saúde Ocupacional (PCMSO), por meio de ações de prevenção e manutenção da audição.

 

6. Serviço Social

O assistente social atua no âmbito de reprodução das relações sociais, com intervenções pautadas na orientação aos servidores sobre seus direitos e deveres. Este serviço realiza atendimento individual e coletivo, identificando situações (avaliação de licença doença em pessoa da família, auxilio ao servidor com filho com deficiência, auxílio funeral, orientação a dependentes químicos, controle do tabagismo, atendimento a gestantes, pós-parto, adoção e outros) realizando encaminhamentos aos serviços competentes indicados.

 

7. Programa de Reabilitação Profissional – PRP

O assistente social, o médico do trabalho e o terapeuta ocupacional atendem os servidores do quadro permanente, que tenham apresentado problemas de saúde que interfiram na sua capacidade laboral. O servidor poderá exercer uma função adequada às suas limitações funcionais, por meio do processo de remanejamento temporário, remanejamento definitivo ou readaptação.

 

8. Segurança do Trabalho

Atua na proteção dos servidores nos locais de trabalho, visando a redução de acidentes de trabalho, identificando, avaliando e controlando situações de risco; elabora o Perfil Profissiográfico Previdenciário - PPP para fins de aposentadoria; realiza a compra e entrega de EPI's aos servidores; auxilia as demais secretarias na elaboração do Termo de Referência para aquisição de EPI's; elabora o Laudo Técnico das Condições Ambientais de Trabalho - LTCAT; orienta os servidores por meio de capacitações, treinamentos e palestras educativas; realiza o controle de equipamentos de Prevenção e Combate a Incêndio (extintores); realiza assistência técnica em perícias judiciais, assim como os procedimentos relacionados à Comunicação de Acidente de Trabalho – CAT.

 

LINK´S

 

» Acesse aqui as Leis, Decretos e Instruções Normativas

» Acesse aqui procedimentos e documentos da Segurança do Trabalho

 

 

CONTATO

 

Telefone: 3433-2323

E-mail: ambulatorio@joinville.sc.gov.br